Por Wanglézio Braga
Francimilson Rodrigues, o popular Macarrão, é candidato a prefeito em Mâncio Lima pelo Republicanos. Natural de Boca do Acre (AM) tem 44 anos, pecuarista, divorciado com ensino fundamental incompleto.
No turno único terá limite de gasto de R$ 159.850,76. É a primeira vez que concorre a uma eleição. À justiça eleitoral declarou patrimônio de R$ 100 mil reais, com destaque para participação de empresa.
Veja algumas propostas do candidato:
Articular parcerias com organizações financeiras e orientar os empreendedores sobre acesso a linhas de crédito e garantias; Revitalizar o mercado da pesca, para garantir as condições adequadas aos pescadores e clientes.
Formar parcerias com os produtores rurais para fortalecer os viveiros existente e incentivar a criação de novos viveiros com a finalidade de garantir, constantemente, mudas de plantas como o café, cacau, açaí, pupunha e outras. Facilitando aos produtores o acesso fácil a essa necessidade, que é fundamental para o crescimento e diversificação da agricultura na regional; revitalizar e ampliar a estrutura da feira livre criando mais alternativas para a comercialização diária de produtos regionais permanentes, proporcionando aos feirantes e aos visitantes, um ambiente saudável e agradável.
Criar programas de feiras solidárias (culinária, artesanatos, floricultura, confecções e outras atividades da economia), estimulando o surgimento natural de ambientes propícios para pequenos negócios.
Apoiar e incentivara produção, de hortifrutigranjeiro, contribuindo com a elaboração de um plano de desenvolvimento do setor produtivo a partir de potencialidades locais, criando condições através de parcerias para alocar os investimentos.
Buscar parcerias e recursos para assegurar a assistência técnica e investimentos em mecanização para melhoria de ramais, logística de escoamento e comercialização da produção.
Garantir a manutenção e melhoria de ramais, serviços de terra planagem, com recapeamento de matérias e solos de boa qualidade, aterramento, pontes e bueiros nas regiões baixas, definindo as necessidades conjuntamente com os moradores, com as associações, cooperativas de produtores rurais, garantindo trafegabilidade total durante todo o verão e trafegabilidade parcial no período chuvoso.
Fortalecer as associações e cooperativas para garantir ao produtor rural: treinamentos, oficinas, exposições de seus produtos, transportes, acesso a recursos federais para fortalecer e ampliar a renda familiar.
Ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar para serem utilizados na merenda escolar, garantindo renda para pequenos produtores dessa modalidade de agricultura;
Desenvolver e potencializar o agronegócio, criando a feira agropecuária, com exposição de produtos agrícolas, insumos, máquinas, animais de grande e pequeno porte inserindo-a no roteiro de rodeios, shows e demais negócios ligados ao campo.
Fortalecer a bacia leiteira da região, que se encontra praticamente inexistente. Apoiar os produtores existentes e incentivar aqueles que tem vocação, trabalhando em conjunto para tenham acesso as linhas de crédito para essa finalidade.