Por Wanglézio Braga
O Programa Garantia-Safra já tem calendário oficial de plantio e cronograma de execução para a safra 2025/2026. A definição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (09) e traz segurança ao agricultor familiar que depende do programa para proteger a renda em caso de perdas causadas por seca ou excesso de chuvas.
No Amazonas, todos os municípios das mesorregiões do Madeira e do Juruá estão incluídos. O período de plantio vai de 1º de maio a 31 de agosto, abrangendo cidades como Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. O calendário foi definido respeitando as características climáticas e hidrológicas da região.
A resolução também estabelece prazos importantes para inscrição, adesão, validação cadastral e vistorias em campo. No caso do Amazonas, os prazos podem sofrer ajustes por conta da variação do nível dos rios, garantindo que o agricultor não seja prejudicado por condições naturais fora do seu controle.
