Por Wanglézio Braga
O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, está em festa com a confirmação da instalação de uma sede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) no município. O pedido foi feito em fevereiro deste ano, durante o 1º Festival Internacional da Castanha, e acaba de ser atendido. A cooperativa, que até então operava com unidades em outros pontos do Alto Acre, vai construir um galpão e quatro secadores de café a apenas 1,6 km do Polo Moveleiro da cidade.
“A reivindicação foi feita com base em uma demanda antiga dos nossos produtores. Hoje, quem planta café em Epitaciolândia tem que levar o produto até Assis Brasil para beneficiar. Com essa estrutura nova, isso muda”, afirmou o prefeito, animado com os impactos econômicos. O terreno de dois hectares já está sendo adquirido e as obras devem começar ainda este mês.
Além do café, o galpão vai receber frutas de toda a regional do Alto Acre, que serão encaminhadas para a indústria da Cooperacre em Rio Branco. Segundo Sérgio Lopes, a novidade deve aquecer o setor agrícola e estimular o aumento da produção, especialmente para pequenos e médios produtores, que agora terão acesso mais fácil à logística e à industrialização.
“Isso é mais que infraestrutura, é desenvolvimento na veia. Ganha o produtor, ganha o município, ganha a economia regional. O cooperativismo tem esse poder de transformar a realidade no campo”, finalizou o prefeito, agradecendo a sensibilidade da direção da Cooperacre e pela escolha de Epitaciolândia como novo ponto estratégico.