Por Assessoria
Com mais de 20 mil espécies pelo mundo, as abelhas são polinizadoras essenciais para a biodiversidade e para a produção de alimentos. São fundamentais para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas e têm a sua própria data, celebrada em 20 de maio. Neste dia, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) alerta sobre a importância da fiscalização da saúde desses animais e da garantia da qualidade dos produtos, como o mel. Abaixo, veja como garantir a compra de produtos puros.
Poucos sabem, mas assim como os demais animais, as abelhas também adoecem. E como elas são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das plantas que consumimos, além de produzir produtos deliciosos e altamente nutritivos, como mel e pólen, é extremamente necessário que sua saúde seja verificada e cuidada. É aí que entra a atuação rigorosa dos auditores fiscais federais agropecuários.
Para ser considerado “puro”, o mel não pode ter passado pela adição de nenhum produto, ou por processos de aquecimento ou filtragem. Porém, em alguns casos, ele é submetido a adulterações que visam aumento do volume ou mascaram a má qualidade do produto.
As fraudes dos méis podem acontecer de maneira direta, por meio de substâncias como açúcares (glucose e frutose) ou indireta, quando se envolve a alimentação das abelhas. Também existe a fraude misturada, na qual são mixados produtos diferentes tipos e preços.
Cuidados na hora da compra
Para identificar um mel puro, é importante tomar cuidados. Na hora da compra, verifique se a embalagem apresenta o registro do Sistema de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Os carimbos são responsáveis por assegurar a qualidade de produtos de origem animal no país.
“Para obter produtos livres de adulterações com garantia de procedência e qualidade, os consumidores só devem adquirir produtos com o selo de inspeção, que assegura que a matéria prima (mel, pólen, própolis, geleia real) de qualidade foi processada com higiene, observando as normas vigentes”, explicou uma auditora agropecuária.
Além disso, o rótulo do produto deve ser observado. Analise os ingredientes presentes: quanto mais, menos puro o mel será. Se o rótulo menciona aromatizantes, corantes, adoçantes artificiais ou xarope de glicose, isso sugere que o produto não é puro.
Em casos de irregularidades, as punições podem abranger desde advertências e multas até a apreensão ou a condenação dos produtos, além da possibilidade de suspensão das atividades, interdição ou até mesmo o cancelamento do registro do estabelecimento.