Por Wanglézio Braga
No Dia Internacional do Café celebrado hoje (1° de outubro), o secretário de Agricultura, José Tchê, abriu o coração ao falar sobre o orgulho de ver o grão acreano ganhar o mundo. Ele destacou a participação dos produtores em feiras nacionais e internacionais e as ações que fortalecem a cafeicultura no estado.
“O que começou com o QualiCafé, hoje rompe fronteiras e transforma vidas. Com muito esforço, levamos 15 representantes para a maior feira de café do Brasil, a SIC – Semana Internacional do Café. A participação foi tão marcante que, agora, com o apoio do Sebrae e da nossa equipe de governo, seis produtores e produtoras atravessaram o oceano para representar o Acre na Itália, mostrando ao mundo a qualidade do nosso café. Mais do que apresentar grãos, eles apresentaram suas histórias, suas famílias, seus sonhos”, declarou Tchê.

Legenda: José Tchê: “O Acre valoriza quem planta, quem colhe, quem não desiste da terra”
Segundo ele, as políticas públicas da Seagri têm dado suporte direto aos cafeicultores. Somente em 2025, a secretaria abriu licitação para aquisição de 12 milhões de mudas de café e capacitou mil produtores em práticas de qualidade, colheita e pós-colheita. Além disso, adquiriu duas plantadeiras de mudas, dois secadores estáticos, distribuiu mais de 50 toneladas de adubo e beneficiou 900 toneladas de café em todo o estado.
Outros investimentos incluem a entrega de 140 perfuradores de solo, 840 mil mudas de café, e a aplicação de 154 toneladas de calcário para melhorar a produtividade dos cafezais. “O Acre valoriza quem planta, quem colhe, quem não desiste da terra. Essa é a força do nosso café. Esse é o Acre que preserva, produz e conquista espaço no mundo”, concluiu o secretário.