Por Wanglézio Braga
As comemorações pelos 33 anos de emancipação política de Acrelândia, no interior do Acre, começaram oficialmente hoje (24) e já movimentam os bastidores da cidade. Além de atrações culturais e exposições ligadas ao agronegócio, a expectativa é de que o comércio local seja fortemente impulsionado pelos eventos. Um exemplo disso é o restaurante de Valnildo Barbosa, mais conhecido como “Tampinha”, que aposta alto no aumento da demanda.
“Não, eu sou mato-grossense, mas eu moro aqui há 21 anos. Resido aqui em Acrelândia”, conta o empresário, que já se sente acreano de coração. Ele revela que este período de festas é um dos mais importantes para o setor gastronômico da cidade. “A expectativa da gente é atrair os municípios vizinhos, nossos visitantes, para fazer parte desse evento. A movimentação melhora bastante”, afirma.

Tampinha comanda o Restaurante Familiar conhecido pela comida farta e caseira, servida com ingredientes vindos diretamente de produtores da cidade. Durante os dias de festa, o ritmo na cozinha se intensifica. “Chega a usar 60 quilos de arroz por dia. Fora as carnes — bovina, galinha, porco e peixe — tudo do nosso município. O consumo dobra”, relata.
A estrutura do restaurante também acompanha o aumento do fluxo de clientes. “A gente dobra o número de funcionários, porque tem muita gente de fora. Vêm vendedores ambulantes, o pessoal das barracas, os que montam as tendas, os que instalam som. A cidade toda se movimenta e isso é muito bom para nós”, acrescenta.
Com o crescimento do fluxo turístico, a rede hoteleira local também já está no limite da capacidade. “Os hotéis estão todos lotados. Amigos comerciantes que vêm de fora não estão encontrando vagas. A gente tenta ajudar, liga para tudo quanto é hotel, mas tá complicado. Já tem uma semana que tá tudo cheio”, relata Tampinha.

Este ano, a programação da festa inclui exposição do café — um produto de destaque na economia local — além de shows, feiras, atividades esportivas e culturais, com envolvimento direto da prefeitura e da comunidade.
O clima é de otimismo. “Esses eventos aquecem nosso comércio, geram emprego temporário e trazem visibilidade pra cidade. A gente espera, com fé, que esse ano a gente consiga até triplicar o movimento aqui no restaurante. É gratificante ver Acrelândia crescendo”, conclui Tampinha.
As festividades do aniversário de Acrelândia é uma realização da Prefeitura Municipal e seus parceiros: Governo do Acre e Sebrae-AC.