Por Wanglézio Braga
Um potro de olhos azuis, descrito como “raro” e de comportamento dócil, foi a grande atração da Feira Especial da Associação dos Produtores Rurais de Tarauacá (ASPRT), realizada neste fim de semana (17 e 18). O animal, da raça Manga Larga e com apenas 10 meses de vida, pertence à Fazenda Itaúba, localizada no Distrito Toco Preto, em Sena Madureira. A aparição inusitada chamou atenção de criadores, curiosos e visitantes, que se encantaram com o brilho cristalino dos olhos do cavalo. “Acho que foi um presente de Deus”, disse ao Portal Acre Mais o criador Ricardo Ribeiro.
O criador afirma que, mesmo com décadas de experiência, é a primeira vez que um cavalo com essa característica nasce em sua propriedade. A linhagem paterna do potro é “HELLUVA CHEX ”, enquanto a materna segue a linha “Meloditante”, ambas conhecidas por sua performance e resistência. Apesar de já ter visto casos parecidos em outras propriedades no país, Ricardo se surpreendeu com o nascimento do animal, filho de um garanhão que ainda não havia gerado descendência com essa peculiaridade.
Segundo ele, a condição exige cuidados diferenciados, principalmente por conta da sensibilidade à luz solar, comum em equinos de olhos claros. “Ele precisa de sombra, às vezes até de chapéu ou filtro. Mas à noite, rende muito bem, principalmente em pistas de laço e tambor”, contou. A fidelidade do animal aos comandos do cavaleiro também foi destacada. “Se tiver erro numa prova, é do cavaleiro, não dele. É um cavalo que confia demais”, completou.

O potro está à venda e ainda não recebeu nome. O valor, segundo Ricardo, depende da idade, mas a “beleza incomum” e a “qualidade genética” certamente influenciam na negociação. A fazenda ainda não divulgou o animal oficialmente nas redes sociais, mas quem esteve na feira saiu contando a história do cavalo que mais parecia saído de um conto de fadas acreano.