Por Wanglézio Braga
A Cia de Rodeio Castelo de Deus FTX, com sede no km 48 da BR-364, em Senador Guiomard (AC), está de luto pela morte do touro “Zona Leste”, um verdadeiro ícone das arenas acreanas. Campeão de melhor touro da Expoacre 2018, o animal era conhecido por notas altíssimas entre 80 e 90 pontos, desafiando os peões e empolgando o público em rodeios por todo o estado. Ele morreu por causas naturais, aos 13 anos, segundo o proprietário, o popular “Pirica”.
Fundada com base na fé e na paixão pelo rodeio, a Cia Castelo de Deus segue firme em sua missão, mas reconhece que a perda de Zona Leste marca o fim de um ciclo. “Ele estava aposentado, só curtindo a vida e passando sua genética nas vacas. A gente cria como se fosse um filho. O peito dói, o coração chora”, disse Pirica, emocionado. Zona Leste era um dos animais mais respeitados do plantel da companhia, pesando 800 kg, e símbolo da excelência genética que a Castelo de Deus vem mantendo ao longo de seus 18 anos de história.
A morte do touro causou grande comoção entre competidores e seguidores da companhia, que prestaram homenagens nas redes sociais. Para muitos, ele era mais do que um animal de arena: era uma lenda viva, admirado por sua força, técnica e comportamento que impunha respeito até aos peões mais experientes.