Por Wanglézio Braga
O peão João Peres Souza, de 43 anos, do distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho (RO), foi o grande campeão do Rodeio da Expoacre 2025, ano em que o evento celebra seus 50 anos de história. A vitória veio com muita garra na Arena de Rodeios, nesta quinta-feira (31), e rendeu a João não só uma caminhonete 0 km — o primeiro carro da vida dele — como também o passaporte direto para o maior rodeio da América Latina: Barretos.
Montador desde os 18 anos, João venceu montando com estratégia e humildade. “Fiz o meu trabalho, deixei os colegas fazerem o deles. Rodeio é ponto a ponto. Vim analisando meu boi, focado em parar nele. Se não ganhasse, que ao menos tivesse saúde”, contou emocionado. Ele começou a disputa como o sétimo colocado e, com raça, foi subindo até empatar com outros competidores e garantir o topo.
Mesmo com uma lesão que o acompanha, João está determinado a se preparar para brilhar em Barretos. “Tenho outro trabalho, vou precisar me organizar. Quero chegar lá com saúde e dar o meu melhor. Era meu sonho ir pra Barretos, agora tô realizando”, disse ao Portal Acre Mais, com brilho nos olhos e coração cheio de orgulho.
