Da redação do Portal Acre Mais
Nesta terça-feira (5), o município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, completa 32 anos de fundação. Nomeada em homenagem ao militar Gregório Thaumaturgo de Azevedo, fundador de Cruzeiro do Sul e um dos primeiros prefeitos do Alto Juruá após a anexação do Acre ao Brasil, a cidade possui uma história rica, marcada por transformações políticas e administrativas que moldaram o território acreano.
Com uma população de 17.093 habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022, Marechal Thaumaturgo se destaca como referência no plantio de feijão, uma atividade que impulsiona a economia local há mais de três décadas.
Legenda: Feijão produzido em Marechal Thaumaturgo pela Coopersonhos (Foto: Wanglézio Braga)
O município também é conhecido pelo tradicional Festival do Feijão, que além de celebrar a cultura local, fortalece a agricultura familiar, um dos pilares econômicos da região. A comercialização do feijão é coordenada pela cooperativa Coopersonhos, que organiza a distribuição do produto para mercados dentro e fora do estado.
A cidade celebra seu aniversário reforçando seu papel como um dos principais produtores de feijão no Acre, consolidando-se como uma comunidade que valoriza tanto suas tradições quanto o desenvolvimento de sua economia agrícola.
HISTÓRICO
Em 7 de abril de 1904, o Território do Acre passou por uma reestruturação, sendo dividido em três departamentos – Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá –, cada um administrado por prefeitos nomeados pelo presidente da República. Uma reorganização posterior, em 1920, e reformas significativas durante o governo de Getúlio Vargas, incluindo uma importante mudança administrativa em 30 de dezembro de 1936, continuaram a moldar a região. Em 1962, o Acre foi elevado à categoria de Estado, mas, apesar da data oficial de fundação ser 28 de abril, Marechal Thaumaturgo comemora seu aniversário em 5 de novembro.