Início do período das chuvas: 4 motivos para fazer o controle de plantas daninhas na pastagem

Por Assessoria Axia Agro

Em matéria publicada pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, prevê que o mês de novembro terá chuvas acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas. Segundo a Climatempo, os volumes de chuva acumulados nos dez primeiros dias do mês já superaram os 200 mm em diversas áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste.

O Inmet ainda informou que as temperaturas no período também deverão ficar acima da média em grande parte do País, com ênfase em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, que vivenciarão dias de calor em excesso, com termômetros atingindo médias acima dos 28 graus celsius (ºC).

Embora a temporada de chuvas tenha sido bastante esperada por pecuaristas e produtores rurais brasileiros, muitos vivenciaram queimadas severas ou períodos de seca sem precedentes, o excesso de umidade também pode causar sérios problemas no campo, principalmente se somado ao calor.

“Quando falamos especificamente das pastagens, as grandes vilãs, em situações climáticas com alta incidência de chuvas e temperaturas elevadas, são as plantas daninhas, que encontram condições bastante favoráveis para o desenvolvimento. Portanto, o período exige grande atenção dos pecuaristas às suas pastagens”, explica Guilherme Foresti Caldeira, diretor de Categorias da Axia Agro.

Segundo informações da Embrapa, o prejuízo causado pelas plantas daninhas em pastagens é, sobretudo, decorrente da competição com as plantas forrageiras por nutrientes, luz, água e espaço. Nesse cenário, as medidas preventivas podem mitigar possíveis danos. “A presença de plantas daninhas, além da degradação do solo, impacta diretamente no desenvolvimento dos animais, que têm menos acesso à forrageira de qualidade, o que acaba prejudicando o ciclo produtivo com um todo”, complementa Caldeira.

Além do combate às plantas daninhas, que não deve ser adiado por razões evidentes, como a manutenção da produtividade das áreas, a adoção de boas práticas no manejo das pastagens, também representa uma aliada importante para o pecuarista. Caldeira enumera agora os quatro motivos principais para o investimento em controle no início da estação chuvosa:

1 – Plantas daninhas prejudicam o rebrote do capim no início das águas;

2 – O uso de herbicidas tem mais eficiência e confere mais economia nessa fase;

3 – O uso de menores doses de controle permite menor custo de tratamento por hectare;

4 – Diminuição de mato-competição entre as forrageiras e as plantas daninhas é sinônimo de maior produtividade das pastagens durante toda a estação das águas.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!