Por Wanglézio Braga
O governo federal iniciou o processo de autorização para a importação de morangos frescos produzidos no Peru. A medida, como antecipado com exclusividade pelo Portal Acre Mais, foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, que estabeleceu as regras fitossanitárias para a entrada do produto no Brasil.
De acordo com a portaria, os envios devem vir acompanhados de Certificado Fitossanitário emitido pela autoridade peruana, comprovando que os frutos estão livres de pragas como Anaphothrips obscurus e Eotetranychus lewisi. Além disso, todo carregamento passará por inspeção nos pontos de ingresso e poderá ter amostras coletadas para análise em laboratórios oficiais.
Os custos dessas análises ficarão a cargo do importador. Caso sejam encontradas pragas quarentenárias, a carga será rejeitada ou destruída, e o Brasil poderá suspender novas importações até uma revisão da análise de risco. A portaria já está em vigor e marca o início de uma nova fase para o comércio entre os dois países.