Por Wanglézio Braga/ Foto: Agência Brasil
O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (9) a Portaria nº 60, que autoriza o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, a contratar brigadistas federais temporários para reforçar as ações de combate aos incêndios em 17 estados, incluindo o Acre. A medida surge como resposta às tragédias ambientais vividas em 2023, quando o fogo devastou áreas significativas da Amazônia Legal.
No caso do Acre, a expectativa é que equipes formadas por brigadistas, chefes de brigada e chefes de esquadrão comecem a atuar nos municípios mais vulneráveis à temporada de queimadas. A portaria também prevê a contratação de agentes especializados em prevenção, logística, monitoramento e combate direto ao fogo, além de equipes para atuação com queima prescrita e manejo integrado do fogo.
Com atuação emergencial e por tempo determinado, as contratações têm o objetivo de ampliar a resposta do Estado aos focos de incêndio antes que eles se tornem incontroláveis. O Acre, que tem enfrentado sucessivos recordes de queimadas nos últimos anos, deve ser um dos estados prioritários na distribuição das novas brigadas.