Por Wanglézio Braga/ Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias o envio da Força Nacional para a região da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Maranhão) e do Pantanal. A nova portaria, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8), autoriza a permanência do efetivo entre os dias 15 de julho e 12 de outubro de 2025, com foco no combate a incêndios florestais e crimes ambientais. A portaria é assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
A atuação será feita de forma planejada, em apoio às Polícias Civis dos estados, Polícia Federal e órgãos ambientais, como parte de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O trabalho da Força também envolverá investigações e perícias para apurar incêndios causados por ação humana, além de garantir a ordem pública e a proteção da população e do patrimônio.
Segundo o Ministério da Justiça, o contingente será definido conforme o planejamento da própria Força Nacional, articulado com estados da Amazônia e do Pantanal. A ideia é reforçar a presença do Estado em áreas críticas durante o período mais seco do ano, quando as queimadas costumam se intensificar.