Por Wanglézio Braga
Durante a abertura do primeiro Festival Internacional da Castanha, realizado em Epitaciolândia , o deputado estadual Tadeu Hassem reforçou seu compromisso com o extrativismo e a produção agrícola na região do Alto Acre. Ele destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico e a valorização dos trabalhadores da floresta.
“O Alto Acre hoje é a capital da castanha no Estado do Acre, reunindo a produção da nossa região, da Bolívia e do Peru. A Assembleia Legislativa é parceira dessa iniciativa, e aqui estamos representados por três parlamentares estaduais e um deputado federal. Fico muito feliz de ser um incentivador dessa cultura tão importante, tanto para o lado econômico quanto para o extrativismo”, declarou Hassem.
Questionado sobre a burocracia enfrentada pelos extrativistas, o deputado reconheceu que as leis precisam ser revisadas para facilitar a vida dos trabalhadores. “A burocracia é necessária até certo ponto, mas quando começa a atrapalhar, precisa ser revista. O processo precisa beneficiar o pequeno produtor, o seringueiro e o extrativista que vive desse trabalho. A Assembleia é a casa do povo, e nosso papel é trazer esse debate para buscar melhorias e reduzir desigualdades”, explicou.
Hassem, que atua em uma comissão voltada para a área econômica, do Orçamento do Estado, ressaltou os avanços já conquistados e os projetos que podem gerar resultados concretos nos próximos meses.
“Agora em dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou uma isenção de 17% para produtores de café na aquisição de kits de irrigação. Como presidente da Comissão de Orçamento, que hoje gerencia um orçamento estadual de 12 bilhões de reais, tenho a responsabilidade de garantir que esses recursos beneficiem quem produz, planta e colhe”, destacou.
Por fim, o parlamentar fez um reconhecimento especial aos trabalhadores do campo. “Quero agradecer e reconhecer aqueles que produzem, plantam e vestem o Acre. O ar que respiramos e o alimento na nossa mesa dependem do produtor. Vamos juntos construir um estado cada vez melhor”, concluiu Hassem, reafirmando seu compromisso com o setor extrativista e agrícola do Acre.
