Por Wanglézio Braga
A recente colheita de abacaxis nas terras dos Huni Kuin, em Tarauacá, trouxe um motivo a mais para celebrar. Animados com a safra abundante, os indígenas realizaram uma espécie de festival de colheita, que reuniu moradores da região nas proximidades do Centro Huwa Karu Yuxibu no último fim de semana. A ocasião foi marcada pela alegria de ver os frutos de meses de trabalho.
Os Huni Kuin são atendidos por um projeto idealizado pelo músico e ator Mapu Huni Kuin, que visa fortalecer a agricultura familiar dentro das aldeias indígenas, promovendo a autonomia e o desenvolvimento sustentável. Este incentivo à produção própria tem mostrado resultados promissores, como a farta colheita de abacaxis, que, mesmo sem quantidade revelada, demonstrou o potencial produtivo da comunidade. Registros do resultado do projeto foram divulgados nas redes sociais.
Legenda: Mapu posando ao lado da produção (Foto: Reprodução Instagram)
“O projeto tem proporcionado mais do que uma boa colheita: ele fortalece as raízes culturais, promove encontros e celebrações comunitárias e desperta novas possibilidades econômicas para as aldeias, reforçando a importância da agricultura familiar na construção de um futuro sustentável e próspero para os povos indígenas da região”, explica.