Com informações da Agência de Notícias do Acre
Em uma jornada que durou cerca de dez dias, considerando o tempo de deslocamento a partir de Rio Branco, pela rodovia BR-364, e o percurso fluvial pelo Rio Envira e, mesmo com as dificuldades logísticas enfrentadas pelas equipes da Emater e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o encerramento da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda, em Feijó, foi realizado com êxito.
Foram três dias de programação, que contou com reuniões e seminários, além de atividades festivas que fazem parte da cultura local.
Por meio do PAA, o governo federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social. Atua com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar, combater a fome, promover a segurança alimentar e nutricional.
O projeto representou apoio à agricultura tradicional dos Kaxinawá, incentivando o plantio de mandioca, milho e frutas nativas, fundamentais para preservar a identidade cultural e promover a geração de renda para as famílias da comunidade.
Ao todo, as famílias participantes entregaram quase 60 toneladas de alimentos. Os projetos forneceram 24 tipos de produtos, como farinha, goma, abacaxi, mamão, banana, pimenta-de-cheiro, açaí, jerimum, macaxeira, amendoim, batatas tradicionais e milho verde. Todos os produtos foram entregues em quatro escolas indígenas do governo do Estado. Foram beneficiados cerca de 270 alunos indígenas da rede pública estadual.