Por Wanglézio Braga
Na região de Sena Madureira, a Fazenda Itauba vem se destacando pela criação e venda de cavalos da raça quarto de milha, conhecidos por sua versatilidade e resistência, ideais para atividades de campo e esportes equestres. Segundo o representante da fazenda, Ricardo Ribeiro, essa é uma raça que se adapta bem ao trabalho no campo e à lida com o gado. “O quarto de milha é indicado para o serviço de campo, para esportes, para a lida. Ele é ideal para qualquer tipo de trabalho duro”, afirma Ricardo.
No entanto, Ricardo também expôs os desafios do mercado de equinos no Acre, que enfrenta uma demanda ainda limitada. “A venda de cavalos aqui é estável, e fraca. O mercado pode melhorar, mas envolve vários fatores, como questões de mercado e exportação. No momento, a oferta está maior do que a procura no nosso estado, e isso afeta os preços,” explica.
Apesar do cenário desafiador, a Fazenda Itauba, que começou a investir em cavalos de elite há apenas quatro anos, aposta na qualidade e na genética como diferenciais. “Sou fanático pela genética de cavalo de elite, e acredito que estamos no caminho certo,” acrescenta Ricardo.
Confira a entrevista completa, a seguir: