Por Wanglézio Braga
O estudante de agronomia Conali Azevedo, de 22 anos, apresentou na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Floresta, seu projeto de conclusão de curso com o título: “Análise de produtividade de diferentes variedades de arroz (Oryza sp.) cultivados em terras altas no município de Cruzeiro do Sul, Acre”. A iniciativa busca resgatar e fortalecer o cultivo dessa cultura na região, trazendo inovação tecnológica e explorando as variedades mais adequadas ao clima local.
A escolha do tema e sua relevância
Para Conali, o tema foi uma escolha natural, dado o papel fundamental do arroz na alimentação e na cultura do Acre e do Brasil. “O arroz está presente em um terço das refeições dos brasileiros e tem grande importância sociocultural. No Acre, há registros históricos do cultivo trazido por imigrantes e adaptado às terras locais, mas, infelizmente, essa cultura perdeu visibilidade com o tempo”, explica.
Além disso, o estudante ressalta que os métodos de cultivo da região ainda são rudimentares, o que impacta negativamente na produtividade. “O meu trabalho busca agregar novas tecnologias para facilitar e modernizar o cultivo. Queremos identificar quais variedades se adaptam melhor ao nosso solo e clima e, assim, trazer uma nova perspectiva para os agricultores locais”, detalha.
Metodologia e planejamento
O projeto, desenvolvido ao longo de quatro meses de pesquisa teórica, se baseou em levantamentos bibliográficos e relatos históricos. A fase prática, prevista para começar no próximo ano, consistirá em experimentos com quatro variedades de arroz: Pampa CL, ANA 9001, ANA 611 e ANA 8003. As sementes, provenientes de Rondônia, serão testadas em dois ciclos de plantio – no final da época chuvosa (de janeiro a maio) e no início da mesma (de outubro a dezembro).
A proposta inclui análises de adaptação ao solo, manejo, fertilização e resistência a pragas. “Nosso objetivo é oferecer um panorama claro para os produtores, indicando, por exemplo, a dose ideal de calcário, NPK e ureia para aumentar a produtividade”, afirma Conali.
Conali Azevedo desenvolve pesquisas na região do Juruá (Foto: Arquivo Pessoal)
Família e raízes na agricultura
Oriundo de uma família de agricultores familiares, Conali cresceu no campo e ainda mantém vínculos com a produção rural. “Desde os 17 anos, eu vivi da agricultura. Na nossa propriedade, trabalhamos com olerícolas, como couve e cebola, além de frutas como a pupunha e a carambola. Essa vivência me inspirou a investir na pesquisa agrícola e contribuir com o setor”, relata.
Registro fotográfico após apresentação e aprovação do projeto de conclusão de curso (Foto Arquivo Pessoal)
O futuro do projeto
Conali almeja expandir o alcance do estudo para beneficiar produtores locais e fomentar o desenvolvimento agrícola em Cruzeiro do Sul. Ele também planeja ingressar no mestrado em agronomia para aprofundar suas pesquisas. Á titulo de informação, o projeto apresentado na UFAC para a conclusão do curso recebeu nota superior a média. “O arroz tem grande potencial aqui. Meu trabalho é só o começo de uma caminhada para resgatar essa cultura e torná-la competitiva novamente”, conclui.