Por Wanglézio Braga
Produtores do Acre embarcaram no sábado (20) para a Itália levando nas bagagens mais que amostras de café: carregaram esperança e o desejo de abrir novas portas no mercado europeu. A missão, organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em parceria com o Sebrae no Acre, busca apresentar os cafés robustas amazônicos a grandes empresas, como a Lavazza, e aprender com técnicas avançadas da cafeicultura italiana.
Para o secretário de Agricultura, José Tchê, a viagem representa o resultado de anos de trabalho de capacitação dos produtores. Ele reforça que o Acre chega à Itália com uma história de superação, preservação e qualidade. A meta é firmar parcerias para trazer ao estado um laboratório de café, fortalecer o concurso Qualicafé e até viabilizar a instalação de uma Escola do Café no Brasil, beneficiando diretamente os agricultores, em especial as mulheres.

Já a coordenadora de negócios do Sebrae, Rina Suarez, destaca que a viagem é também uma troca de experiências. Produtores e técnicos acreanos terão acesso a tecnologias modernas utilizadas na Itália, referência mundial em café. Além disso, será a oportunidade de mostrar ao mercado europeu a qualidade dos cafés do Acre, que têm conquistado destaque em concursos nacionais e internacionais.
A expectativa é que os aprendizados e contatos se transformem em resultados concretos. Rina explicou que o Sebrae-AC e a Seagri estão empenhados em elevar o nome dos cafés amazônicos e anunciou que já nos próximos meses, com destaque para a Semana Internacional do Café, em novembro, quando os premiados do Qualicafé vão ganhar ainda mais visibilidade. “O Acre aposta que o robusta amazônico pode ser a próxima estrela nas xícaras italianas e no mundo”, concluiu.
Agenda da missão internacional na Itália
- 21/09/2025 – Visita à região produtora de café em Turim, conhecendo fazendas e técnicas de produção;
- 22/09/2025 – Visita à Associação Italiana do Café (AIC), em Milão, para discutir tendências e oportunidades de mercado;
- 23/09/2025 – Exploração de Gênova, com visita ao Porto e discussão sobre logística de exportação de café;
- 24/09/2025 – Visita a uma cooperativa de produtores de café na região da Toscana;
- 25/09/2025 – Visita a uma empresa torrefadora de café em Verona;
- 26/09/2025 – Participação em Workshop sobre técnicas de produção de café de alta qualidade;
- 27/09/2025 – Visita a feiras e eventos relacionados ao café em Nápoles;
- 28/09/2025 – Retorno ao Brasil
LEIA TAMBÉM: Do Acre para a Itália: Qual ‘segredo’ do café a comitiva leva na mala para a Europa?
LEIA AINDA: Produtores do Acre levam café amazônico para Milão, a capital da moda e do design, na Itália