Por Wanglézio Braga
No Dia Internacional do Café celebrado hoje (1/10), o Portal Acre Mais conta a história de Nathália Souza, produtora do Projeto Tocantins, em Porto Acre, que vem ajudando a enaltecer a cafeicultura no estado. Moradora da Comunidade Boa União, na Vila do V, ela, o marido Daniel Souza, o cunhado Patrick Souza e a esposa dele Carolina Freitas, trabalham unidos para fortalecer a produção de café na região.

Este ano, Nathália conseguiu um feito importante: inscreveu seu café em um concurso nacional (Florada Premiada 2025) e ficou entre os 100 melhores do Brasil. Para ela, foi uma experiência única e um estímulo para seguir crescendo. “Quando eu vi meu nome na lista, fiquei muito feliz. Foi nossa primeira vez e já conseguimos destaque. No próximo ano queremos melhorar ainda mais”, disse.
A produtora ressaltou também o papel das mulheres no campo. “A mulher só é frágil até onde ela quiser. Se ela quiser, consegue. E nós vamos seguir melhorando cada vez mais, com fé e união”, afirmou.
Com planos de expandir a lavoura, Nathália sonha em aumentar a produção e levar o nome do Acre cada vez mais longe no cenário da cafeicultura. “A mensagem que deixo é: não desista. A dificuldade vem, mas é preciso ir de cabeça erguida para frente. Só assim conseguimos vencer”, concluiu.

Legenda: Produtoras participam de capacitação de torra de café com o engenheiro Hadamés Wilson