Por Wanglézio Braga
O que era para ser apenas uma inauguração de mais um espaço de competição equestre virou símbolo de fé, festa e solidariedade. A inauguração do Haras Lua Santa, marcada por quatro dias de provas de tambor e atrações musicais, surpreendeu o público e os organizadores com uma arrecadação generosa de alimentos. A entrada ao evento foi trocada por doações, e o resultado agora abastece instituições como o Centro de Equoterapia da Associação Eu Acredito, a Paróquia São Peregrino e a Unidade de Pediatria do UNACON.
Segundo Zenair Bueno, proprietária do haras, a prova inaugural foi um sucesso técnico — com dez tempos cravando os 17 segundos —, mas o brilho maior veio da consciência coletiva. “Deus nos dá tanta coisa boa, e temos que retribuir. Transformamos essa festa em uma ação de amor ao próximo”, afirmou em entrevista ao Portal Acre Mais. Zenair também anunciou o início da Escolinha Solidária ampliando a atuação social da propriedade rural.
Marcelo Cordeiro, representante da associação Eu Acredito, reforçou a relevância da parceria com o haras: “A ecoterapia tem transformado a vida de crianças autistas e pessoas com deficiência. Com o apoio do Haras Lua Santa, ganhamos mais segurança para continuar nosso trabalho. É mais que um espaço; é um ponto de esperança para quem precisa”.