Por Wanglézio Braga
Em entrevista ao Portal Acre Mais, o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) anunciou que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) iniciará, nas próximas semanas, uma série de reuniões com representantes de agroindústrias locais. O objetivo é ouvir as demandas do setor, identificar gargalos e propor mecanismos que incentivem a produção regional. Um dos principais alvos de reclamação é a burocracia enfrentada por pequenos e médios produtores para obter o selo de inspeção junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) e questões relacionadas à carga tributária.
“Tem gente produzindo mel premiado, fazendo derivados da macaxeira, e ainda assim enfrentando uma carga tributária maior do que indústrias de fora. Precisamos mudar isso”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, a iniciativa surge após o aumento de queixas de empreendedores que procuram a Aleac em busca de apoio para vencer os entraves legais e fiscais que travam o crescimento do setor.
Além das agroindústrias, serão chamados para as discussões representantes do IDAF, da Secretaria da Agricultura, da Secretaria da Fazenda e também do setor de Indústria e Comércio. Ribeiro reconhece a importância do IDAF para o estado, mas critica a falta de sensibilidade em determinados processos: “É hora de sentar à mesa e corrigir muita coisa com diálogo e bom senso”, disse.
A expectativa é que, a partir das escutas, surjam políticas públicas mais eficazes e menos punitivas para quem movimenta a economia rural do estado.