Por Wanglézio Braga
Um passo histórico foi dado para os extrativistas do Acre. O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no estado, Cesário Campelo, anunciou hoje (04) a criação de uma linha de crédito inédita voltada exclusivamente para a produção de Castanha-do-Brasil. A novidade vem após mais de um ano de discussões para ajustar o manual do crédito rural e permitir que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) coletivo fosse aceito como base para o financiamento.
O novo crédito, dentro do Pronaf, tem como garantia a própria produção de castanha, permitindo que famílias extrativistas possam custear suas atividades sem a necessidade de outros bens como aval. A medida abre espaço para que milhares de produtores que vivem em reservas tenham acesso a recursos financeiros para manter e ampliar sua produção.

Segundo Campelo, só na Reserva Chico Mendes existem mais de duas mil famílias extrativistas, sendo que pelo menos 500 produtores ligados a uma cooperativa já estão aptos a receber o financiamento. “Hoje conseguimos assinar os primeiros contratos e o dinheiro já está na conta do produtor. A partir de agora, todos os extrativistas poderão acessar esse custeio específico para a castanha”, destacou o superintendente.
O valor do crédito varia de acordo com a produtividade do castanhal de cada produtor. Há casos em que o financiamento chegou a R$ 30 mil, mas os números podem mudar conforme a realidade de cada área.