Por Wanglézio Braga
A tradicional cocada de açaí produzida em Feijó, no Acre, conquistou de vez o paladar dos participantes do Inova Amazônia Summit 2025, evento realizado entre os dias 21 e 23 de maio, em Macapá (AP), como prévia da Conferência do Clima da ONU (COP-30). Mesmo não sendo levada para comercialização, a iguaria surpreendeu e atraiu longas filas de curiosos e entusiastas da culinária amazônica.
“A gente só trouxe para apresentar, mas foi um sucesso absoluto. Quando colocamos a bandeja na exposição, se formou uma fila enorme. A receptividade do público foi algo que nos emocionou, principalmente por sabermos que o Amapá já tem uma forte cultura do açaí. E ainda assim, o nosso produto caiu no gosto deles”, disse a presidente da Cooperativa Açaí Coop Feijó, Júlia Gomes que participa do evento com apoio do Sebrae.
A cocada, que teve seu lançamento oficial durante a Expoacre 2016, tem sido apresentada em diversos eventos regionais e nacionais desde então. Mas a repercussão no Inova Amazônia foi considerada uma das maiores desde sua criação. “Quando provaram a cocada, perguntaram logo quando começamos a vender para o Amapá”, contou a expositora, empolgada.
A Açaí Coop Feijó esteve em processo de reativação, com 40 cooperados ativos e a meta é dobrar esse número nos próximos meses. O crescimento é impulsionado pelo reconhecimento que o açaí acreano vem ganhando com . “Hoje temos o selo de Indicação Geográfica em processo e queremos chegar ainda mais longe. Agora, com esse carinho do Amapá, temos certeza de que o nosso açaí tem muito mercado pela frente”, completou.