Por Wanglézio Braga
A Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Coopaeb) marcaram presença na primeira edição da Expo Fronteira (03 a 05/10) com um estande recheado de produtos da região. Castanha, polpa de frutas, café, palmito e até borracha foram expostos para o público conhecer de perto a produção local e o potencial do Alto Acre inclusive de Assis Brasil.

O presidente das cooperativas, José de Araújo, De Araújo, destacou que a participação é uma oportunidade para mostrar ao Acre e ao mundo a riqueza do extrativismo e da agricultura familiar da tríplice fronteira. “Estamos bem na entrada do Pacífico, e essa é a chance de mostrar nosso potencial produtivo. É um momento de união, onde Peru, Bolívia, produtores indígenas e agricultores familiares estão juntos, exaltando a força do campo”, afirmou.
Segundo Araújo, a feira reuniu diversos parceiros, como Sebrae, Embrapa e órgãos do Estado e do Governo Federal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional. Ele lembrou ainda que a experiência na Expo Fronteira serve como preparação para o Festival da Castanha do próximo ano, que promete ser ainda maior.
“Essa edição foi maravilhosa, esperamos uma maior e bem mais estruturada no próximo ano. Não tenho dúvidas que será duas vezes melhor porque agora temos mais parceiros e mais interesse em valorizar a floresta e o que ela nos oferece. Quero parabenizar o prefeito Jerry e sua equipe que possibilitou essa feira”, disse.
