Por Wanglézio Braga
O ex-governador do Amapá e atual diretor executivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), Camilo Capiberibe, esteve neste sábado (28/06) em Mâncio Lima, durante a inauguração do Complexo Industrial do Café do Juruá, e não escondeu o entusiasmo com o que viu. Ao Portal Acre Mais, ele revelou que saiu do evento animado a investir na cafeicultura, mesmo sendo natural de um estado onde o forte é o açaí.
“Fiquei com vontade de plantar café lá no Amapá. Quem sabe não me torno cafeicultor também? O que vi aqui é histórico, é uma estrutura que vai transformar a vida de muita gente. Vai gerar riqueza, mas o melhor é que vai ser uma riqueza distribuída entre quem produz”, afirmou. Camilo contou que o pai, que é extensionista rural e já produz vinho de açaí, pode se animar com a ideia.
Durante a visita, ele destacou a importância do cooperativismo na região. “O Acre pode levar para o Amapá esse exemplo de organização das cooperativas. A Coopercafé, por exemplo, está de parabéns. Temos que pensar a Amazônia de forma integrada, da Foz à Nascente. Um intercâmbio entre os estados pode fortalecer ainda mais nossa agricultura familiar”, comentou.
Capiberibe também compartilhou memórias afetivas com a região. Disse que morou em Cruzeiro do Sul há 40 anos e que visitou Mâncio Lima quando a cidade tinha pouco mais de 3 mil habitantes. “Hoje vejo mais de 20 mil pessoas vivendo aqui e muita coisa se transformando graças à coragem dos produtores e à valorização da produção local. Agregar valor é o caminho para a Amazônia crescer com sustentabilidade”, finalizou.