Por Wanglézio Braga
A Prefeitura de Epitaciolândia, sob a gestão do prefeito Sérgio Lopes, passa por um momento de destaque na administração pública ao consolidar a presença feminina no primeiro escalão do governo municipal. Com oito secretarias comandadas por mulheres e a Chefia de Gabinete também ocupada por uma mulher, o município se posiciona entre aqueles com maior representatividade feminina em cargos estratégicos, sinalizando uma política de valorização da diversidade e da capacidade técnica.

Atualmente, as secretarias de Educação, Cultura, Saúde e Saneamento, Administração, Cidadania e Assistência Social, Planejamento, Meio Ambiente e da Mulher são lideradas por gestoras. O time feminino é formado por Jamiele da Silva (Mulher), Francisca Oliveira (Cultura), Neiva Tessinari (Planejamento), Regiane Oliveira (Administração), Eunice Maia (Educação), Lindaci Franco (Cidadania e Ação Social), Hiamar Pinheiro (Meio Ambiente) e Marinete Mesquita (Saúde e Saneamento). A Chefia de Gabinete é ocupada por Lucineide Azevedo.

Na semana passada, mudanças significativas ocorreram em duas pastas estratégicas. Marinete Mesquita assumiu a Secretaria de Saúde e Saneamento, enquanto a Secretaria de Planejamento passou a ser comandada por Neiva Tessinari, especialista em projetos sociais e econômicos, integrante da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, com experiência em planejamento, gestão sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), políticas de inclusão socioeconômica, governança climática e captação de recursos.
VALORIZAÇÃO E SENSIBILIDADE

O Portal Acre Mais ouviu neste domingo (25) o conselheiro federal no Conselho Federal de Administração (CFA) e atual diretor de Governança e Controle do Sistema CFA/CRAs, Fábio Mendes Macêdo, que destacou a relevância do protagonismo feminino nas estruturas de poder e decisão dentro da máquina pública. Para ele, a presença das mulheres fortalece a gestão e amplia o olhar das organizações.
“É extremamente importante o destaque feminino, o empoderamento feminino na evolução das organizações, sejam elas públicas ou privadas. As mulheres têm uma sensibilidade extraordinária, o que faz com que as organizações consigam olhar e perceber melhor as pessoas”, afirmou.
Ao comparar os perfis de liderança, Macêdo ressaltou que a diversidade gera equilíbrio e melhores resultados. “Na grande maioria, os homens já são mais técnicos, trabalham com mais afinco na busca de resultados. As mulheres, muitas vezes, conseguem conciliar o cuidado com o ser humano e, ao mesmo tempo, a busca por grandes resultados”, pontuou.
A valorização das mulheres na gestão caminha lado a lado com indicadores positivos do município. Epitaciolândia recebeu recentemente o Selo Ouro de Transparência importante reconhecimento concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) que reconhece o compromisso da administração com a boa governança. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade dobrou nos últimos anos. De acordo com o IBGE, o PIB per capita de Epitaciolândia chegou a R$ 42.300,30 em 2023, colocando o município na 1.843ª posição no ranking nacional e quinto do estado, e primeiro do Alto Acre.
