Por Wanglézio Braga
A nova composição da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados mantém apenas um representante titular do Acre, mesmo após as mudanças promovidas pelas bancadas partidárias. O deputado Zezinho Barbary (PP) segue como membro titular do colegiado, enquanto Roberto Duarte (Republicanos) ocupa a suplência, conforme definição que depende das indicações dos partidos. A comissão é estratégica para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e para a defesa dos interesses dos produtores rurais, especialmente em estados com forte vocação agroextrativista como o Acre.
No início do mês, o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) foi eleito presidente da comissão para o ano legislativo de 2026. Ao assumir o cargo, Nishimori destacou sua ligação histórica com as pautas do campo. “Meu compromisso e responsabilidade aumentam cada vez mais. Pode ter certeza do meu comprometimento com as pautas e que nós vamos juntos realizar um excelente trabalho por este setor de grande importância para o nosso país. Um segmento que literalmente sustenta as bases estruturais do nosso país”, afirmou.
Em seu quarto mandato como deputado federal, Nishimori também já atuou como deputado estadual no Paraná por duas legislaturas e preside o Grupo Parlamentar Brasil/Japão. A definição dos presidentes das comissões ocorreu por acordo entre as lideranças partidárias, enquanto os vice-presidentes ainda serão eleitos.
