Por Wanglézio Braga
O Acre está na rota de uma grande oportunidade nacional. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Brasil Júnior, lançou na quarta-feira (02) o edital do “Desafio de Inovação Nova Indústria Brasil”, que vai selecionar três projetos criados por empresas juniores do país — incluindo cinco sediadas em universidades acreanas. A meta é premiar ideias capazes de modernizar a indústria com soluções criativas e sustentáveis, voltadas à realidade de quem empreende no Brasil profundo.
As inscrições vão até o dia 20 de julho e o edital está disponível na plataforma Prosas. Cada projeto selecionado receberá R$ 20 mil para tirar a ideia do papel. As propostas devem estar alinhadas a três eixos: bioeconomia e energias renováveis; transformação digital da indústria; e infraestrutura e saneamento sustentável — todos assuntos com potencial direto de aplicação no campo, no agro e nos serviços essenciais de regiões como o Acre.

A ABDI reforça que o objetivo é conectar a criatividade universitária com as necessidades da indústria, valorizando a inovação regional. De acordo com a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya, o propósito da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas empresas que nascem nas universidades, de forma a impactar a indústria nacional.
“Com isso, buscamos estimular o protagonismo da juventude universitária brasileira, promovendo a experimentação empreendedora e a contribuição para a reindustrialização sustentável do país, alinhadas, claro, às diretrizes da NIB”, explica.
Segundo a ABDI, o Acre possui cinco empresas juniores, é o terceiro menor número da região norte passando na frente apenas do Amapá e de Roraima. O Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edição Nova Indústria Brasil ocorrerá em seis etapas. Na etapa final, as nove equipes finalistas apresentarão seus projetos, em formato de pitch temáticos, durante a programação do Concentra DF, que ocorrerá no Festival Curicaca – evento que será realizado de 7 a 11 de outubro, em Brasília-DF. Ao final, serão premiadas as três melhores propostas do Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação, uma por missão temática.