Por Wanglézio Braga
A BR-317, principal corredor logístico da região do Alto Acre, está parcialmente interditada devido às fortes chuvas que têm atingido a região. Um rompimento no acostamento no quilômetro 265, a cerca de 23 quilômetros de Epitaciolândia, no último final de semana provocou o impedimento temporário da passagem de carretas e caminhões com conjuntos de reboque ou semirreboque.
De acordo com nota oficial da PRF-AC nas redes sociais, o problema ocorreu após o transbordamento de um lago próximo à rodovia. Com a vazante, parte do acostamento foi levada, comprometendo a estrutura da pista. Para garantir a segurança, as autoridades informaram que o trânsito de carretas está proibido até a manutenção, prevista para a tarde de segunda-feira (18).
Embora outras configurações de caminhões ainda possam trafegar pelo trecho, é recomendada a suspensão temporária do uso da via para evitar incidentes e reduzir o tráfego no local até a conclusão dos reparos.
A BR-317 é um eixo estratégico para o transporte de mercadorias e insumos no Alto Acre, conectando cidades importantes da região. A previsão de normalização é aguardada com expectativa por produtores e transportadores, que dependem diretamente da rodovia para o escoamento de produtos.