Por Wanglézio Braga
Pedro Henrique Biondo Matias, conhecido nacionalmente como o “Berranteiro das Américas”, chegou ao Acre hoje (28) e marcou sua entrada no Brasil pela cidade de Assis Brasil, na tríplice fronteira com Peru e Bolívia. A chegada foi registrada em vídeo publicado nas redes sociais nesta noite, onde o aventureiro aparece emocionado ao pisar novamente em solo brasileiro após mais de um ano de jornada pelo continente.

A travessia integra a primeira etapa de uma aventura que já passou por nove países das Américas, sempre levando o som do berrante a pontos simbólicos, como o touro de Wall Street, em Nova York. O projeto tem como foco a valorização da tradição tropeira, da cultura dos peões de boiadeiro e da chamada “queima do alho”, elementos centrais da identidade sertaneja brasileira.
Na atualização da viagem, entre 2025 e 2026, Pedro Henrique enfrentou entraves burocráticos no Panamá, que impediram o transporte das mulas Ada e Oklahoma. Com isso, parte do trajeto precisou ser retomada de caminhonete no Peru. A expectativa é concluir a jornada montado, retomando a travessia tradicional, em busca de reconhecimento internacional, incluindo o Guinness World Records.
Com mais de 622 mil seguidores no Instagram, o berranteiro compartilhou a emoção do retorno ao país. Ele foi recepcionado por uma equipe de uma fazenda local. “Mais de um ano cavalgando, é um misto de emoções que a gente não consegue explicar. É uma alegria comer o nosso arroz e feijão, falar o português novamente”, afirmou. A chegada pelo Acre simboliza não apenas o fim de uma etapa, mas o reencontro com as raízes da cultura sertaneja brasileira.

