Por Wanglézio Braga
Os dados mais recentes do Novo Caged, referentes a dezembro de 2025 e consultados pelo Portal Acre Mais, acendem um alerta para o mercado de trabalho no campo na regional do Alto Acre. O levantamento aponta queda no número de empregos formais no setor da agropecuária, que engloba agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.
Em Xapuri, foram registradas sete admissões e 14 desligamentos, gerando saldo negativo de sete vagas e variação relativa de -2,54%. Em Brasiléia, o cenário também foi de retração, com duas contratações, cinco demissões e saldo de menos três postos de trabalho, além de variação de -3,06%. Já em Epitaciolândia, não houve admissões, enquanto três trabalhadores foram desligados, resultando em saldo negativo de três vagas e variação relativa de -8,33%. O Caged não alimentou os dados de Assis Brasil.
Fatores como custos de produção, dificuldades logísticas, instabilidade climática e acesso limitado a crédito podem estar impactando diretamente a capacidade de contratação. A geração de empregos na agropecuária é fundamental para garantir renda, permanência do produtor na zona rural e fortalecimento da economia local, especialmente em municípios de forte vocação agrícola e extrativista.
