Por Wanglézio Braga
Durante um painel do Festival Internacional da Castanha, realizado nesta Sábado (22) em Epitaciolândia, o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura (Seagri), Edivan Azevedo, fez uma declaração impactante: o cacau será a grande aposta do Governo Gladson Cameli, neste ano, para impulsionar a economia agrícola do estado.
“O cacau vai ser a nova vedete da agricultura do Acre, seguindo os passos do café. Já temos mais de 500 mil mudas previstas para distribuição em 2025, em parceria com Viveiro da Floresta”, afirmou Azevedo, destacando o potencial da cultura para transformar a vida de pequenos agricultores.
Além do cacau, o secretário destacou os avanços na mecanização agrícola e no fortalecimento de outras cadeias produtivas. Segundo ele, mais de dois mil hectares foram mecanizados exclusivamente para a agricultura familiar no último ano. Outro ponto de investimento é o apoio às marcas coletivas e a ampliação da produção da pupunha, com dois viveiros que somam 400 mil mudas para fortalecer a indústria instalada com o apoio do governo.
A Seagri também vem capacitando mais de 500 famílias em boas práticas de produção e beneficiamento da castanha, desde a coleta na floresta até a chegada à indústria, em parceria com a Embrapa e o Sebrae. “Estamos trabalhando para estruturar e agregar valor à produção rural, garantindo mais renda aos nossos produtores”, afirmou.
Com a aposta no cacau, o Acre busca repetir o sucesso do café e fortalecer ainda mais sua agricultura, gerando empregos e impulsionando a economia local. A expectativa do governo é que, nos próximos anos, o estado se torne um grande polo produtor de cacau na Amazônia. O tempo dirá.
