Por Wanglézio Braga
O agronegócio brasileiro alcançou mais uma conquista com a aprovação sanitária da Bolívia para a exportação de hemoderivados, hemoglobina e plasma de bovinos e suínos. Esses produtos, provenientes da reciclagem animal, possuem alto valor nutritivo e são amplamente utilizados na indústria de rações.
“Essa abertura marca a segunda negociação bem-sucedida com o mercado boliviano em menos de um ano. Em dezembro de 2023, o Brasil já havia obtido autorização para exportar ovos férteis ao país vizinho”, diz nota publicada pelo Ministério da Agricultura do Brasil.
Desde o início de 2023, as exportações agrícolas brasileiras para a Bolívia somaram cerca de 300 milhões de dólares, com destaque para produtos florestais. “Agora, com a entrada dos hemoderivados na pauta exportadora, espera-se fortalecer ainda mais os laços comerciais entre os dois países”, acrescenta a nota.
Impacto no agronegócio brasileiro
A abertura do mercado boliviano representa a 198ª conquista comercial do agronegócio brasileiro em 2024, somando um total de 276 novos mercados em 61 destinos desde o início de 2023. Esses avanços são resultado de esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reforçando a presença do Brasil no comércio agrícola global.