Por Wanglézio Braga
No Dia Mundial do Café, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, usou suas redes sociais para exibir sua plantação de café e relembrar que defende a cultura desde 1993, quando ainda era prefeito de Acrelândia. Em tom provocativo, disse que chegou a ser criticado por apostar na lavoura, inclusive por pessoas que hoje também cultivam café. “É uma riqueza que brota da nossa terra”, afirmou, com orgulho.
O vídeo publicado nesta segunda-feira (14) também serviu como reafirmação da identidade rural do gestor. Bocalom reforçou que o solo acreano é fértil, que o povo é trabalhador e que o estado tem tudo para prosperar.
A fala do prefeito acompanha um momento positivo para a cafeicultura no Acre, que registrou 3.079 toneladas em 2024 e deve alcançar 4.921 toneladas em 2025. A área plantada se aproxima de 1.115 hectares e o grão é cultivado em 19 dos 22 municípios, consolidando-se como motor da agricultura familiar e sustentável.
Encerrando o vídeo com otimismo, Bocalom reforçou sua fé na terra acreana: “Nossa terra é abençoada e nosso povo é trabalhador”. No fundo, o recado foi claro: ele plantou antes de todos — e agora colhe os frutos.