Por Wanglézio Braga
Neste Dia Nacional do Rodeio, celebrado em 4 de outubro, o Portal Acre Mais traz a história de um dos mais reconhecidos locutores de rodeio do país: Big Boy. Radicado no Acre, ele é um dos 50+ locutores mais influentes do Brasil, com uma trajetória que representa o amor pelo rodeio e o desenvolvimento econômico que essa prática traz para a região.
Big Boy, que reside na Vila do V, no município de Porto Acre, compartilhou a relevância que os rodeios têm não só como espetáculo, mas também como motor para a economia local. Ele ressaltou que o Acre é um “celeiro de touros, bovinos” e principalmente de “peões” e destacou o sucesso dos competidores da região. “Temos grandes competidores ganhando prêmios, quase que todo final de semana. Eles sempre ficam entre os melhores ranking”, afirmou o locutor, visivelmente orgulhoso da qualidade dos profissionais que o estado tem produzido.
Segundo ele, o impacto econômico do rodeio vai muito além das arenas. “O rodeio gera muito para o estado. Se você parar para olhar com bons olhos, ele fomenta e valoriza a pecuária e o agronegócio, que são fundamentais para nossa economia”, destacou Big Boy.
O setor, para ele, é uma importante engrenagem que impulsiona não só o agronegócio, mas também o turismo e o comércio local. “Os hotéis ficam lotados, o borracheiro ganha, o pipoqueiro ganha, o vendedor de comida ganha, os vendedores de bebida ganham, os catadores de latinhas ganham, enfim, todo mundo ganha”, comentou.
Big Boy também mencionou eventos importantes da agenda regional. “No dia 11 de outubro, teremos o rodeio no Ramal do Espinhara, em Bujari, um evento que vai ser um embrião e que pretende atrair mais pessoas da zona rural. Além disso, em novembro, vamos para Manacapuru, no Amazonas, e teremos outros dois eventos em Mato Grosso onde encerro a temporada”, comentou, destacando a movimentação intensa de eventos que ajudam a aquecer a economia de diferentes localidades.
O locutor, que também é conselheiro do Sindicato dos Locutores de Rodeio no Mato Grosso, finaliza com entusiasmo: “Novembro vai embora rápido, com muitos rodeios e eventos grandes acontecendo. Precisamos continuar apoiando o setor para que ele siga crescendo e gerando ainda mais oportunidades para todos”, concluiu.