Por Assessoria
De 28 de setembro a 2 de outubro, Rio Branco será palco da maior edição já realizada do Exporta Mais Amazônia – 40ª rodada do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Realizado em parceria com o Sebrae, o evento conecta empresas brasileiras a compradores internacionais por meio de rodadas de negócios. O foco desta edição é a promoção de produtos amazônicos compatíveis com a floresta.
Um dos destaques da programação é o seminário Diálogos Exporta Mais Amazônia 2025, que acontece no dia 29 de setembro, às 9h, no Centro de Convenções da UFAC. O encontro reunirá autoridades e especialistas para debater desafios e oportunidades do comércio internacional.
Mais de 60 empresas da região Norte participarão das rodadas de negócios, incluindo 27 empreendimentos acreanos. Essas empresas ficarão frente a frente com 25 compradores de 18 países e cinco continentes. Entre os produtos em destaque estão açaí e outras frutas processadas, castanha-do-brasil, café robusta, artesanato, carne suína e bovina e farinha de mandioca. Nas duas edições anteriores, o programa já movimentou R$ 85 milhões em negócios para empresas amazônicas.
Os importadores foram selecionados pelos escritórios internacionais da ApexBrasil e vêm da África do Sul, Bulgária, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Equador, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, Moçambique, Itália, Países Baixos, Peru, Reino Unido, Suíça, Estados Unidos e Rússia. Eles também participarão de uma experiência imersiva, visitando indústrias locais e comunidades extrativistas.
Entre os cases confirmados estão a Casa do Castanheiro, que valoriza o trabalho de extrativistas da região de Purus e já exporta para Peru e os Estados Unidos, e a Fruit Life, produtora de polpas de açaí que está pronta para iniciar suas operações no mercado internacional após qualificação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil.