Por Wanglézio Braga
Um estudo recente realizado pelos pesquisadores da Embrapa-AC, Carlos Maurício Soares de Andrade e Vitor Hugo Maués Macedo, revelou que apenas 13% das fazendas de cria do Acre contam com quadriciclos para auxiliar nas atividades do dia a dia. O levantamento, que analisou a infraestrutura produtiva da pecuária de cria no estado, aponta que o uso desse utilitário agrícola é mais comum nas propriedades com mais de 500 cabeças de gado, principalmente nos municípios de Sena Madureira e Assis Brasil.
De acordo com os pesquisadores, o quadriciclo vem ganhando espaço por substituir o trator em tarefas como o transporte de ferramentas, insumos e até mesmo para vistorias rápidas na fazenda, principalmente durante o “inverno amazônico”, quando ramais ficam praticamente intransitáveis para carros e motos. Ainda assim, o alto custo impede que pequenos produtores tenham acesso ao utilitário.
Outro dado curioso do estudo é que o uso do quadriciclo é maior entre os criadores que moram na cidade (37,9%) do que entre aqueles que vivem na zona rural (9,7%). Isso reforça a importância do aparelho como ferramenta de mobilidade em períodos críticos de acesso às propriedades, quando os caminhos viram verdadeiros atoleiros.
O estudo acende um alerta para a necessidade de políticas públicas que facilitem o acesso a tecnologias e equipamentos por parte dos pequenos criadores, garantindo mais eficiência, conforto e produtividade na lida com o gado, especialmente nas regiões mais isoladas do estado.
SIMPÓSIO NA UFAC
Os dados levantados no estudo estão sendo apresentados ao público durante o 1º Simpósio Acreano de Pecuária de Cria, que acontece em Rio Branco hoje (25) e quinta-feira (26). O encontro reuni especialistas, produtores, estudantes, técnicos e demais interessados no tema, com o objetivo de discutir os principais obstáculos da criação de bezerros no estado. A programação inclui palestras e painéis voltados para assuntos como genética, nutrição, saúde animal, reprodução, gestão das propriedades e estratégias de comercialização.
