Por Wanglézio Braga
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre, Márcio Alercio, usou as redes sociais para alertar a população sobre um possível golpe que está sendo aplicado na região. Segundo Alercio, pessoas estão se oferecendo para fazer declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) e cobrando valores de assentados e assentadas da reforma agrária.
“Atenção! Soubemos que tem gente se oferecendo para fazer declaração de ITR e cobrando valores dos assentados e assentadas da reforma agrária. Não caia nessa! É golpe!”, afirmou o presidente em suas redes sociais.
Alercio reforçou que os assentamentos são isentos do ITR, e enquanto os lotes forem explorados pelas famílias por meio do Contrato de Concessão de Uso (CCU), não há a necessidade de pagamento do imposto. Ele orienta que os assentados não aceitem propostas suspeitas e denunciem qualquer tentativa de fraude às autoridades competentes.
A declaração do presidente serve como um alerta importante para as famílias que fazem parte dos assentamentos da reforma agrária no Acre, protegendo-as de cair em esquemas fraudulentos que tentam tirar proveito de sua situação.