Por Wanglézio Braga
A produtora rural Maria da Silva Maciel, de Porto Acre, tem avaliado de forma positiva a safra de tamarindo deste ano. Proprietária de um terreno localizado no KM 2 da Rodovia AC-10, Dona Maria cultiva, além de tamarindo, arroz, macaxeira e feijão, e conta que, apesar da produção ainda ser pequena, ela consegue sustentar sua família com as vendas. A colheita de tamarindo chega a cerca de 300 quilos por mês.
No Acre, a tamarindo é bastante apreciada por suas propriedades medicinais, sendo utilizado na preparação de lambedores, chás e licores. Dona Maria destaca que o fruto é eficaz no controle do diabetes e no tratamento de gripes.
Ela ainda ressalta a diferença no valor do produto em outras regiões. “Aqui a gente quase não dá muito valor. Por exemplo, em São Paulo fiquei sabendo que chega a R$ 400 o quilo. Aqui se vende por mixarias nas bancas”, comentou.
Com um terreno de 200×200 metros, Dona Maria conta com a ajuda da família na produção e, além de vender seus produtos, também doa parte da colheita para quem precisa. Ela mantém uma banca no Mercado Elias Mansour, em Rio Branco, onde comercializa a tamarindo e outros produtos cultivados em sua propriedade.