Por Wanglézio Braga
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou a nomeação de novos fiscais agropecuários para atuarem na região de fronteira do Acre. O anúncio foi comemorado pelo senador Sérgio Petecão (PSD) em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (21), destacando que os novos servidores atuarão especialmente nos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, áreas estratégicas para o controle sanitário e de mercadorias que entram e saem do país.
Com a chegada dos profissionais, a expectativa é de um salto significativo na capacidade de fiscalização do Ministério da Agricultura no estado. A atuação deles será essencial para assegurar a qualidade sanitária de produtos de origem animal e vegetal, além de garantir a conformidade com os protocolos internacionais, principalmente em regiões de alto fluxo transfronteiriço.
Petecão também adiantou que o governo federal trabalha para habilitar os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul para operações internacionais. A meta, segundo ele, é preparar o Acre para uma nova fase de integração econômica com outros países. “Com estrutura, fiscalização e segurança sanitária, o Acre estará pronto para se conectar com o mundo”, declarou.