Acre sedia ciclo internacional de palestras sobre agricultura familiar, canavicultura e pecuária

Por Wanglézio Braga

Em um encontro que cruzou fronteiras e saberes, pesquisadores da França, México e Brasil se reuniram nesta sexta-feira (04) no II Ciclo Internacional de Palestras da Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFAC, realizado em Rio Branco. O evento trouxe reflexões profundas sobre os desafios e soluções para a agricultura familiar, a pecuária sustentável e o uso inteligente da cana-de-açúcar no Acre e na região amazônica.

Segundo a organizadora, professora doutora Almecina Ferreira, o foco é pensar sistemas produtivos mais integrados e resilientes, especialmente aqueles que conciliam a criação de animais e o cultivo de alimentos, como nos modelos agroflorestais. “Queremos unir o que há de melhor da ciência internacional com o conhecimento local do produtor. A pecuária e a agricultura precisam andar juntas para gerar renda sem destruir a terra”, explicou ao Portal Acre Mais.

Almecina frisou que o II Ciclo de Palestras ocorreu por meio de um acordo entre Brasil e França, via universidades, assinado em 1970 que possibilitou o planejamento e implantação de um projeto especial. No Acre, é a primeira vez que ocorre o projeto entre os dois países que permite visita em fazendas dos dois países que se tornam ‘laboratório’ para os pesquisadores.

“Além da gente tá aumentando as fontes de pesquisas, também aumentamos o intercâmbio de professores e estudantes. A UFAC, por exemplo, já enviou duas estudantes para a França onde estudam tecnologias que podem ser usadas aqui. O importante é que possamos construir juntos um sistema que crie ideias novadoras através de estudos tecnológicos”, frisou.

CICLO DE PALESTRAS

Entre os palestrantes, nomes de peso como o Dr. Ridha Ibidhi, que destacou como sinergias entre pecuária e agricultura podem criar sistemas alimentares sustentáveis. Natural da Albânia, porém, pesquisador da França Dr. Mohammed Benaouda, apresentou a pecuária de precisão como modelo eficiente e de menor impacto ambiental. Do México, o pesquisador Eduardo Cardoso trouxe uma análise sobre o uso de vargens de mezquite na alimentação de ovinos, enquanto o brasileiro Dr. Bruno Portela apresentou avanços no melhoramento genético da cana-de-açúcar.

O evento reforçou a importância de colocar o Acre no mapa da pesquisa agropecuária internacional e mostrou que o futuro do campo passa por ciência, união de saberes e respeito ao produtor. “Para quem vive da terra, essas trocas não são apenas palestras: são sementes de transformação”, destacou Almecina durante abertura do evento que reuniu alunos de agronomia, medicina veterinária e a comunidade em geral.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!