Por Wanglézio Braga
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), informou hoje (09) os novos percentuais de bônus de desconto para produtos agrícolas, em conformidade com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A medida é destinada aos agricultores que realizam operações de crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Para o estado do Acre, houve alteração no valor de garantia do açaí por quilo. O preço de garantia foi fixado em R$ 2,19, enquanto o preço médio de mercado atual é de R$ 1,95, o que resultou na concessão de um bônus de 10,96%. Esse percentual será aplicado ao pagamento de parcelas ou na liquidação das operações de crédito rural realizadas por agricultores familiares que comercializam o açaí abaixo do preço de garantia estabelecido.
Os preços de mercado e os bônus de desconto mencionados na portaria têm validade para o período de 10 de outubro de 2024 a 9 de novembro de 2024. A iniciativa visa amparar os produtores de açaí e outros agricultores familiares que enfrentam dificuldades devido à oscilação dos preços de mercado, garantindo uma proteção mínima para suas atividades. O desconto ajudará a aliviar o peso das dívidas rurais, promovendo mais estabilidade financeira para o setor.