Por Wanglézio Braga
A aguardada audiência pública que vai discutir os embargos ambientais aplicados pela União em áreas rurais do Acre foi remarcada para o dia 11 de julho, sexta-feira, a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAC). O evento, que deveria ter ocorrido no início do mês, foi adiado após a ausência de várias autoridades convidadas que se deslocaram para Cruzeiro do Sul durante a Expoacre Juruá.
A pauta da audiência é considerada urgente por produtores rurais, que vêm enfrentando dificuldades com a aplicação de embargos ambientais em suas propriedades. A medida tem afetado diretamente a produção e o sustento de muitas famílias, especialmente nas regiões mais afastadas em especial àquelas que vivem nas Reservas Ambientais. A iniciativa da audiência é fruto do Requerimento nº 85/2025, de autoria da Mesa Diretora da Aleac.
Lideranças do setor produtivo esperam que agora tenha presença maciça dos parlamentares e representantes federais, já que a ausência deles no primeiro agendamento causou frustração. Muitos produtores que viajaram até a capital para participar da discussão voltaram sem resposta.
O encontro será no endereço tradicional da Aleac, na Avenida Ceará, nº 241, centro de Rio Branco. Representantes de sindicatos rurais, movimentos de pequenos produtores, técnicos ambientais e autoridades federais foram novamente convidados. Em caravana produtores de cidades como Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Capixaba já se organizam e confirmam presença.
