Por Wanglézio Braga
A edição 2025 da Tarauacá Rural Show aposta na inclusão social como alicerce da construção do novo Parque de Exposições. A organização da feira através da Prefeitura de Tarauacá firmou parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), permitindo que 30 reeducandos do sistema prisional participem da montagem da estrutura do evento. A proposta não apenas economiza recursos, como também oferece dignidade e reinserção social aos apenados.
O anúncio foi feito após reunião realizada na quarta-feira (4), com a presença de representantes da Prefeitura, da Associação Comercial, da Associação dos Produtores Rurais e do Sindicato Rural de Tarauacá. A participação dos reclusos é parte de um plano integrado que visa não apenas o sucesso da feira, mas também a requalificação desses indivíduos por meio do trabalho e da educação profissional.

“A meta é simples, mas ambiciosa: entregar mão de obra treinada ao mercado local e reduzir a reincidência criminal com oportunidades reais de trabalho”, destacou o coordenador da feira, Zé Filho.
Já o presidente do Sindicato Rural, Carlos Pires, enalteceu que a ação reforça a importância da colaboração e do compromisso compartilhado em prol de uma Tarauacá mais humana, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável. “Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor para todos (…) essa também é uma oportunidade que a nossa feira traz à sociedade”, acrescentou.
Para o presidente do IAPEN, Marcos Frank, a parceria é um modelo a ser replicado em outras cidades do Acre. “Tarauacá está dando um exemplo de inovação e responsabilidade social. O trabalho monitorado é uma ferramenta poderosa para reduzir a reincidência criminal e promover a dignidade humana”, concluiu.