Por Wanglézio Braga
Um gesto de respeito e amizade marcou as comemorações dos 50 anos da Associação dos Produtores Rurais de Tarauacá (ASPRT). Vindos de Espigão d’Oeste (RO), os pecuaristas Taís Lima e Elthon Lagosão, da Estância Lago, encararam exatos 1.460 quilômetros para participar da programação, levando consigo doze touros e palavras de otimismo sobre o futuro da pecuária no Acre.
“Essa foi a terceira vez que viemos à cidade, e sempre somos muito bem recebidos. Fizemos amigos, bons negócios e temos grande confiança na população local”, disse Elthon, que destacou o potencial genético do rebanho local e a crescente valorização da pecuária em Tarauacá. Segundo ele, o networking em eventos como esse é essencial para a troca de informações e para aproximar diferentes realidades produtivas.
O casal trouxe para as comemorações de 50 anos, para a Feira da Agricultura Familiar realizada no sábado (17) e no domingo (18), 12 touros PO sendo vendidos em poucas horas, e na última segunda-feira (19) restaram poucas unidades comprovando as boas possibilidades de negócios da feira.

Legenda: Casal entregando os animais bem como toda a documentação aos novos proprietários
O casal ressaltou que, mesmo com as dificuldades econômicas que limitam o acesso ao financiamento por parte de alguns produtores, Tarauacá se destaca pela força do associativismo. “A associação daqui tem uma estrutura que, sinceramente, só vemos no Sul do país. Em Rondônia mesmo, onde há mais tecnologia e comunicação, não há tanta união”, afirmou o pecuarista, elogiando o papel do sindicato na garantia facilidades para pequenos pecuaristas.
