Por Wanglézio Braga
Produtores rurais, técnicos e estudantes de agronomia têm um encontro marcado no próximo dia 27 de junho, às 7h, na Primeira Igreja Batista, em Plácido de Castro, para participar do I Workshop de Café Amazônico. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Embrapa Acre e a Escola do Produtor, com o objetivo de difundir conhecimentos sobre o cultivo do café clonal, também conhecido como robusta amazônico.
Durante o workshop, os participantes terão acesso a quatro palestras ministradas por especialistas da Embrapa, que abordarão temas como implantação e manejo, controle de doenças e pragas, além de custos e rentabilidade da cultura com uso de fertirrigação, com base em experiências já consolidadas no município de Acrelândia. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do café no Acre, ampliando o conhecimento técnico e promovendo práticas sustentáveis e lucrativas.
Com foco em inovação, o evento é gratuito e direcionado especialmente a produtores da região, mas também está aberto a técnicos, estudantes e demais interessados. A expectativa é que o workshop contribua para o aumento da produtividade e da qualidade do café cultivado na Amazônia, transformando o robusta clonal em uma referência agrícola para o estado. Clique aqui para fazer a inscrição.