Por Wanglézio Braga
Brasiléia vai mergulhar em três dias de muito sabor, produtos fresquinhos e preços acessíveis. A tradicional Feira do Peixe da Semana Santa, que neste ano ocorre de 16 a 18 de abril, promete movimentar o mercado municipal e atrair milhares de consumidores em busca dos melhores pescados e de uma mesa mais farta durante o período do feriado religioso.
O evento será realizado na Feira Municipal Maria Florêncio, reunindo 45 feirantes que vão comercializar mais de 20 toneladas de peixes, além de verduras, frutas, produtos derivados do leite e da cana-de-açúcar.
“É uma oportunidade de apresentar uma feira de qualidade para a nossa população, com preços baixos e acessíveis para todos”, garante Rina Suarez, coordenadora de negócios do Sebrae no Acre. Segundo ela, o abastecimento da feira está garantido e, se a demanda for maior que o previsto, os produtores estão prontos para reforçar os estoques. “Se precisar de mais, os produtores podem trazer mais, isso vai depender da demanda. A gente vai ter abastecimento completo da nossa feira”, assegura.
Além dos pescados tradicionais como tambaqui, curimatã, piau, filhotes e outras variedades, os consumidores poderão aproveitar também produtos agroecológicos vindos diretamente do campo. Para os apaixonados por uma mesa bem servida, haverá opções como rapaduras, queijos, doces caseiros e cana in natura.
A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae-AC, a Prefeitura de Brasiléia, Secretaria Estadual de Agricultura, produtores rurais e diversas entidades de apoio ao pequeno agricultor. A expectativa dos organizadores é que as vendas superem as das edições anteriores, tanto em volume quanto em geração de renda para os feirantes.
