Por Wanglézio Braga
O governo do Acre anunciou a abertura de uma licitação para a aquisição de equipamentos e unidades móveis voltadas para a apicultura e meliponicultura, setores que têm ganhado cada vez mais espaço no estado. A iniciativa, prevista no Edital SRP 119/2025, busca fortalecer a produção de mel e seus derivados, beneficiando centenas de pequenos produtores em todas as regiões acreanas.
Entre os itens a serem adquiridos, destacam-se trailer reboque, van modelo carga, tanque, mesa desoperculadora, centrífugas elétrica e manual, balança eletrônica e peneira para filtragem do mel. A abertura das propostas acontecerá no dia 7 de abril, às 9h15, e alguns itens serão de participação exclusiva para micro e pequenas empresas.
O governo justifica a contratação destacando o enorme potencial do Acre para a criação de abelhas. Segundo o documento, o estado reúne condições ideais de flora e clima, além da presença das abelhas africanizadas e nativas, tornando a apicultura e meliponicultura atividades economicamente promissoras, ambientalmente sustentáveis e socialmente viáveis.
A expectativa é que essa iniciativa beneficie mais de 300 apicultores e meliponicultores em todas as cinco regiões do estado, fortalecendo a cadeia produtiva do mel e garantindo melhores oportunidades para quem vive da atividade.